sexta-feira, 30 de abril de 2010

A Arquitetura GÓTICA


Legenda:  
 A - nave central
B - nave lateral
C - pilar
D- arco quebrado
E - aboba de ogivas
F - fecho da abóbada
G - contra forte
H – arcobotante
I - vitral

Na arquitectura, a arte gótica caracterizou-se por :

1.  Verticalidade (a catedral de Amiens, par exemplo, mede 145 metros, sensivelmente o mesmo que a pirâmide de Quéops).

2.  Luz (filtrada pelos vitrais deslumbrantes).

3.  Arco quebrado ou arco gótico (substitui o arco de volta inteira do estilo românico e confere ao edifício a sensação de elevação).

4.  Abóbada de cruzamento de ogivas (o cruzamento de arcos diagonais de suporte - as ogivas - permite descarregar o peso não sobre as paredes, como acontecia no estilo românico, mas sobre os pilares, possibilitando a construção de paredes mais finas e pre­enchidas por vitrais, sem afectar a segurança do edifício. Ao estilo gótico também se chama, par isso, arquitectura ogival).

5.  Arcobotante (elemento arquitectónico de apoio e reforço das paredes, composto pelo estribo e pelos arcos e par vezes encimado pelo pináculo).

Na escultura, as principais características da arte gótica são:
1.  Ligação à arquitectura (nomeadamente, nas fachadas das catedrais).
  
2.  Naturalismo idealizado (rostos serenos, vestes detalhadas).

3.  Gargulas (esculturas de diabos, monstros ou animais que adornam o exterior da catedral).
4.  Valor doutrinal (as esculturas contavam ao povo analfabeto da Idade Média a vida de Cristo e dos santos, enquanto as gargulas alertavam para a possibilidade de condenação do pecador).
 0 estilo gótico,  afirmação do mundo urbano
O surto urbano dos séculos XI a XIII reflectiu-se, em termos artisticos, na construção de edifi­cios novos, imponentes, de cariz religioso: as catedrais.
A primeira igreja gótica nasceu da ampliação da abadia de Saint-Denis, pelo abade Suger, em Paris, em 1137. Parém, rapidamente o novo estllo ultrapassou os limites da comunidade monástica, tornando-se o simbolo da afirmação do clero urbano.
Par trás da arte gótica encontramos, igualmente, uma élite social urbana - a burguesia - empe­nhada na demonstração do seu poder financeiro, nem que para isso tivesse de competir com as elites das cidades vizinhas, rivalizando na construção de catedrais cada vez mais altas e exube­rantes (foi o caso da competição entre os burgueses de Beauvais e de Amiens, no século XIII).
Se o estilo gótico é fruto da afirmação do mundo urbano, então não nos deve surpreender a disparidade cronológica entre 0 gotico francês e o português: enquanto na França o século XII já é pródigo em construções do estilo gótico (por exemplo, a catedral de Chartres), em Portu­gal, acompanhando o surto urbano mais tardio, o Gótico desenvolve-se a partir do século XIII, tendo como principais exemplos a igreja do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça (com os túmulos de D. Pedro e D. Inês de Castro), o claustro da Sé Velha de Coimbra e a igreja do Mos­teiro de Santa Maria da Vitória, na Batalha. ( 1 séc. de dif.)
CONCLUINDO :
 Caracterizar a época medieval
A época medieval é um período muito extenso da vida da humanidade (cerca de 1000 anos) que se convencionou balizar entre as datas 476 (queda do Império Romano do Ocidente) e 1453 (queda do Império Romano do Oriente). Naturalmente, um período tão alargado no tempo corresponde a muitas transformações ao nível do tempo curto (dos eventos ou acontecimentos) e do tempo médio (das conjunturas). No entanto, é possivel destacar algumas características perenes, isto é, duradouras, que se mantiveram praticamente inalteradas ao Iongo de todo esse período: estamos a falar das estruturas correspondentes ao tempo longo. Assim, na Euro­pa Ocidental, podemos destacar as seguintes:

1.  Estrutura economica - era centrada, essencialmente na agricultura, sector pouco desen­volvido porque estava dependente dos factores climáticos e da mão-de-obra. É de salien­tar, no entanto, o crescimento agrícola registado a partir do século XI, possibilitado por um conjunto de inovações na forma tradicional de cultivo. A acompanhar o progresso agrícola, assinala-se o progresso comercial, através da criação de uma rede de rotas comerciais dominada pela Flandres/Champagne, pela Liga Hanseática e pelas cidades italianas.

2.  Estrutura demográfica - uma elevada taxa de mortalidade, sobretudo infantil, impedia que a população aumentasse significativamente, apesar da também elevada natalidade. Uma vez que a evolução da população era consequência directa do sistema económico, os progressos na agricultura e no comércio dos séculos XI a XIII constituíram um factor importante para o crescimento demográfico e para o surto urbano desses séculos. Noutras épocas, nomeadamente no século XIV, a fraca produtividade agrícola (fomes) aliava-se às doenças (pestes) e aos conflitos políticos (guerras) para produzir um recuo demografico. Século XIV = crises
3.  Estrutura social - era assente em estratos ou ordens - clero, nobreza e Terceiro Estado ­categorias sociais rigidamente separadas consoante os seus deveres e privilégios. Dentro do Terceiro Estado deve ser destacada a singularidade da burguesia, grupo em ascensão no século XIII devido ao enriquecimento pelo comércio e à ascensão a cargos de chefia na administração dos burgos.
4.  Estrutura política - depois de um período muito conturbado politicamente, devido às invasões de diversos povos no espaço do antigo Império Romano, a Europa cristalizou-se politicamente em reinos, senhorios e comunas, sobressaindo, no centro da Europa, 0 Sacro Império Romano-Germânico como tentativa de unificação europeia. Nos campos, a pala­vra-chave é dependência: relações de dependência entre senhores nobres, por um lado, e entre estes e os membros do povo, por outro. 0 rei, neste contexto, fez esforços, sobretudo a partir do século XIII, para impor o seu estatuto de Iíder. Servia-se, muitas vezes, do apoio da elite citadina para obter a centralizaçao do seu poder.
Alguns exemplos de monumentos góticos :
obs: Clicando na imagem ela será redimensionada para um tamanho de melhor visualização
1-chartes- uma das primeiras catedrais góticas da frança
2-a catedral de Colonia- Uma obra prima da arquitertura gótica
3-abadia de Westminster
4-caterdal de Burgos- Construinda entre o XIII e XV
5-Catedral de Lincoln-Lincolnshire, Ingalterra
6- Caterdal de Milo
7-catedram Dioscesana Santo Antônio- Frederico Fesfhalen-Rs,Basil
8-Fachada oeste da Catedral de Reims,França
9- Catedral de Salisburg
10- Sagrada Familia,Esp

Um comentário:

  1. Olá ... mocinho!!!

    Na minha poesia a única coisa realmente feliz e importante foi seu elogio ... obrigada.

    Arquitetura mágica, delicada, exuberante, forte, combinada às características de seus habitantes de época ... pedras preciosas sem lapidação.

    Hoje somos extremamente lapidados, pena nossos valores não serem preciosos.

    pobre humanidade ...

    Que os anjos lhe cerrem os olhos aos som de suas harpas ... Boa noite!

    ResponderExcluir