terça-feira, 11 de maio de 2010

Mariposas


Usada no expressionismo gótico, atraves da arte em geral passando pela literatura aos mais modernos trabalhos digitais , é simbolo de muito que o goticismo e toda a sua mistica, ideais, e cultura tem a demostrar.
Assim como a borboleta, a mariposa também passa pelo processo de metamorfose, tão significativo como símbolo de transformação. Mas ao contrário das borboletas, as mariposas são noturnas.
Para os astecas, a mariposa era conhecida como o "Sol Negro", pois atravessa os mundos subterrâneos em sua viagem noturna. Há uma deusa na mitologia asteca chamada Itzpapalotl - de "itzili", obsidiana, e "papalotl", mariposa, pois em suas asas leva navalhas de obsidiana, uma pedra negra. A mariposa Attacus atlas é associada com esta deusa.
Mariposa Attacus Atlas
A mariposa é o fogo oculto que simboliza a morte - mas a morte transformadora, pois deve-se compreender que não é esmagando a lagarta que conseguimos que ela se transforme em borboleta ou mariposa. Trata-se de um ciclo contínuo de transformação. Portanto, também simboliza a imortalidade.

As mariposas são o movimento nas sombras, a alma das bruxas. Sentem-se atraídas pela luz, simbolizando a busca arrebatada pela verdade, assim como a alma se sente atraída pela divindade. Também da força consumidora da paixão, pois voa em torno do fogo, que a atrai irresistivelmente, até ser queimada.

2 comentários:

  1. Tem uma linda mariposa que teima em dormir no meu quarto ... coloca-a para fora, daí uns dias volta ... será que lá tem luz ou fogo? pensando ...

    ResponderExcluir
  2. thiago,copie esta postagem para tribodosgoticos!
    mias fica tranquilho seu nick de autor vem junto,sucesso!

    ResponderExcluir