sábado, 31 de julho de 2010

Cruz Tau (simbologia part. 7)






O TAU é uma cruz com a forma da letra grega TAU (T). Além de ser um símbolo Bíblico é a última letra do alfabeto hebraico e a 19ª do grego, derivado dos Fenícios e correspondente ao "T" em Português.
Ainda que também foi um símbolo utilizado em outras culturas como o Egípcia (o símbolo da vida eterna ou cruz ansada: o anj). Foi o santo egípcio San Antón quem primeiro usou-a como distintivo cristão e por isso é telefonema mais propriamente como cruz de San Antón. Com cor azul sobre o peito de um hábito negro, era o uniforme distintivo dos membros da Ordem de San Antonio. 

Na subcultura Gótica, através de sua forma crucifixa este símbolo geralmente é a representação do sofrimento, dor ou angústia.

O Tau é a mais antiga grafia em forma de cruz e significa Verdade, Palavra, Luz, Poder e Força da mente direcionada para um grande bem.
O Tau, é a convergência das duas linhas: verticalidade e horizontalidade, significam o encontro entre o Céu e a Terra. Divino e Humano.
Em 1215 o Papa Inocêncio III prega um novo símbolo cristão e São Francisco, estando presente neste reunião, assume o Tau como símbolo de sua Ordem Religiosa: a Ordem dos Frades Menores.
Santa Clara, quando tratava dos doentes e enfermos com a imposição do TAU, invocava a Deus que curasse aqueles que padeciam e sofriam.
No Tau de São Francisco há três nós representando seus votos perante a Deus: Pobreza, Obediência e Castidade.

Significado do Tau

o        Lembrança da Redenção, da Cruz, do Amor.
o        Sinal de penitência e conversão interior.
o        Sinal de dor pelos pecados do mundo.
o        Rumo a uma espiritualidade sadia.
o        Recordação do nosso baptismo.
o        Filhos de Deus.
o        Sinal dos que sofrem.
o        Sinal de Salvação.
S. Francisco selava o que escrevia com o TAU, para significar a densidade do amor de Deus, concretizada na Cruz do Cristo, sinal de Salvação. Assim podemos ver na mensagem que redigiu a Frei Leão, e que este conservou até ao fim dos seus dias. Hoje está em exibição na Basílica de S. Francisco em Assis.


 São Francisco e a "Tau"

San Francisco de Assís, que participou no Concilio em qualidade de superior general de uma Ordem aprovada pela Igreja, deveu de se tomar muito em sério o convite de Inocêncio III, pois, segundo os colegas e seus primeiros biógrafos, amava e venerava a Tau (nome da letra T em hebreu e grego) "porque representa a cruz e significa uma verdadeira penitência". Ao começo de qualquer atividade se santificava com dita sinal, preferia-a a qualquer outro signo e pintava-a nas paredes das celas. Em suas conversas e pregações recomendava-a com freqüência, e desenhava-a a modo de assinatura em todas suas cartas e escritos, "como se toda sua preocupação fosse gravar o signo da tau, segundo o dito profético, sobre as frentes dos homens que gemem e  choram, convertidos deveras a Cristo Jesus".
 



Um comentário:

  1. Tiago meu Guri,como está vc?
    aff...tô em falta contigo né?
    Mas ñ me esqueci de vc , meu ''migo''...
    é q eu eu tava sumida até do meu blog,
    e vc viu né?
    Só ontem foi q postei algo..aff
    Mas to voltando aos poucos,...
    Quero saber detalhes daquele seu assunto lá...
    deixa noticias mesmo em off, no msn ok?
    Bjus no seu ♥ meu querido..!!! Fica com Deus!!

    ResponderExcluir