segunda-feira, 2 de agosto de 2010

A Pétala





               
Se esta rosa perdeu uma pétala
Não foi pelo tempo que desabrochou
Não foi pelo vento frio do sul
Ou por falta de uma terra enriquecida

Tal pensamento me vem à cabeça
Foi a primeira vez que esta rosa perdeu uma pétala?
Fará tanta falta esta estrutura que a completava
Ficara ela mais leve ou mais frágil

Hoje conversei com um anjo, não de asas
Nem de outrora fantasia
Tal anjo sem saber segurou tal rosa que lhes conto
Ele me mostrou a minha pétala caída ao chão

Ele viu sentido na pétala caída
Não precisei falar uma palavra
El me traduziu...
Sabia tal anjo em formas femininas

Tal rosa á de perder as outras pétalas
Não se assuste não temas, não se desespere
Aquela pétala perdida ficara ali ao chão
Cabe a rosa escolher em seu pensar interior

Se lá de cima ela verá a pétala se decompor
Ficando seca, sem seu suave aroma, não deixando
Nada para a terra de onde veio

Ou entendera seu destino, e ter orgulho que sua pétala
Ao tempo que esplandeceu, trouxe seu perfume, sua pureza
E seu amor visível, com toda a seiva que podia gerar

Perfeita ela completou sei que sabes de tudo isto
Sei que sabes que isso não é tudo
Eu sei sem perguntar que a pétala é teu amor perdido
Eu seu que a rosa é teu coração confundido

Olhe para baixo, veja este caule, estas raízes, olhe!
A outras rosas, sinta o aroma delas
Perguntei a linda forma angelical
Mas e estes espinhos?

Ela suavemente já partindo exclamou em uma pergunta
Súbita

E a seiva que me referiste esta que tu falaste sempre
Trazer teu amor visível
Por acaso este amor deixou de ser mais verdadeiro
          Ao ultrapassar por estes  espinhos?

De Tiago Dotto (Goticus Eternus)

Um comentário:

  1. NOssaaa...Tiago, meu guri...q coisa mais linda!!
    Simples, mas com um doce encanto melancólico.
    E a imagem não poderia ser outra...
    ela diz tanto do teu poema...
    Foi uma bela escolha , são belas as palavras...
    Adoreeeiiiiiiiiii...
    bjus no seu ♥

    ResponderExcluir