sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Arte pin-up

 Uma pin-up é uma modelo cujas imagens sensuais produzidas em grande escala exercem um forte atrativo na cultura pop. Destinadas à exibição informal, as pin-ups constituem-se num tipo leve de erotismo. As mulheres consideradas pin-ups são geralmente modelos e atrizes.

Histórico

Pin-up também pode se referir a desenhos, pinturas e outras ilustrações feitas por imitação a estas fotos. O termo foi documentado pela primeira vez em inglês em 1941; contudo, seu uso pode ser rastreado pelo menos até a década de 1890. As imagens “pin up” podiam ser recortadas de revistas, jornais, cartões postais, cromo-litografias e assim por diante. Tais fotos apareciam freqüentemente em calendários, os quais eram produzidos para serem pendurados (em inglês, pin up) de alguma forma. Posteriormente, posters de “pin-up girls” começaram a ser produzidos em massa.
Muitas “pin ups” eram fotografias de celebridades consideradas sex symbols. Betty Grable foi uma das mais populares dentre as primeiras “pin-ups”. Um de seus posters tornou-se onipresente nos armários dos soldados norte-americanos durante a Segunda Guerra Mundial. Outras pin-ups eram trabalhos artísticos, freqüentemente representando versões idealizadas do que alguns imaginavam ser a representação de uma mulher particularmente atraente. Um exemplo antigo do último tipo foi a Gibson girl (garota de Gibson), desenhada por Charles Dana Gibson. O gênero também deu origem a vários artistas especializados, tais como Gil Elvgren, Alberto Vargas, George Petty e Art Frahm.
A expressão “cheesecake” é sinônima de “foto pin-up”. O mais antigo uso documentado neste sentido é de 1934, antecipando-se a “pin-up”, embora anedotas afirmem que a expressão estava em uso na gíria pelo menos 20 anos antes, originalmente na frase (dita sobre uma bela mulher) “better than cheesecake” (algo como um verdadeiro pitéu).
Hoje em dia, homens também podem ser considerados “pin ups” e existem equivalentes masculinos de modelos e atores atraentes como Brad Pitt. O termo equivalente, nesta acepção, é “beefcake” (algo como bofe, em gíria brasileira, sem comentários rsrsr).
Em anos recentes, ilustradores (a saber, Rion Vernon), têm explorado pin-ups de modo mais radical. Vernon, criador do termo “pinup toons”, fundiu a clássica garota pin-up com os elementos da HQ e cartoon.

Outros tipos de pin-ups

Em HQs, uma pin-up é simplesmente uma arte que ocupa uma página inteira, costumeiramente sem diálogo, que exibe um personagem ou grupo de personagens, ou um acontecimento significativo, publicado numa edição regular ou especial e que não foi pensada para tornar-se um poster.
Em publicações profissionais para fãs de filmes e séries de televisão, uma pin-up pode representar uma fotografia posada dos atores ou atrizes do assunto em pauta, mas pode também exibir cenas específicas especialmente fotografadas para fins de divulgação (os chamados stills).
É bastante conhecida para os admiradores de cultura obscura em geral pin-up's com estilo e citações goticas,
Deixo para vocês algumas imagens:

 





 










3 comentários:

  1. Obrigada pelo lindo comentário deixado em meu cantinho...você encontrará a paz que precisa para sua alma....sua vida terá um novo sabor quando deixar tudo que te machucou para trás...você merece viver essas sensações...merece viver um amor sereno...como merece!!!!
    O seu coração é lindo e tem que continuar sonhando...desejo que a lua dê brilho aos seus olhos e ao seu sorriso de novo...quero que saia desse abismo!
    Como uma pessoa tão sensível e meiga como você...tem que passar por tanta dor e sofrimento...não entendo!!!
    Não gosto de ver o meu guri assim...quero poder conhecer o seu sorriso...tenho certeza que é lindo como você!
    Beijão amor

    ResponderExcluir
  2. ola sinto não ter lido nada sou sincera não vou comentar o que não li passei para te desejar um bom fim de semana quem sabe o ultimo? beijos na alma e felicidades que a vida não deixe de te sorrir jamais que teus sonhos sejam alcançados fica bem gurui te levo no coração

    ResponderExcluir
  3. Que texto esclarecedor, não sabia que o termo pin up poderia ser tão amplo. Bom final de semana.

    ResponderExcluir