segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Delain: Biografia, e vídeos da apresentação do grupo em São Paulo 2010



Delain é uma banda de metal sinfônico formada por Martijn Westerholt, ex-membro da banda Within Temptation. Seu nome é uma referência ao livro Os Olhos do Dragão de Stephen King.
Origem: Zwoele , Holanda
Genero: Metal sinfônico, metal gótico, metal melodico
Site oficial: www.delain.nl
Formação: 2002

História

O projeto musical que resultaria na banda Delain começou com Martijn Westerholt (ex-Within Temptation) e Charlotte Wessels (ex-To Elysium). Em 2001, Westerholt descobriu que sofria da doença de Pfeiffer e saiu da banda Within Temptation. Assim que melhorou bastante, em 2002, começou a compor, para passar o tempo. Quando reuniu material suficiente, o músico decidiu tornar as suas letras num projeto musical. Nesta época, Wessels era uma cantora desconhecida que morava perto de Westerholt. Westerholt e Wessels se conheceram por acaso. A caminho do estúdio, Westerholt ouviu Wessels cantando e logo a pediu para escrever a letra de uma canção e vocal à parte. Percebendo que tinha encontrado uma boa compositora e uma voz típica do metal gótico, Westerholt convidou Wessels para se juntar ao projeto. Iniciado o projeto, Westerholt teve a ajuda de seus amigos do cenário musical e, em julho de 2005, começaram as gravações do primeiro album oficial, após assinarem contrato com a Roadrunner Records.
O album Lucidity conta com participações de peso: Jan Yrlund (Lacrimosa) e Ad Sluijter (ex-Epica) ocupam-se da guitarra e Ariën van Weesenbeek (ex-God Dethroned, Epica) a bateria. Foram convidados para os vocais Sharon den Adel (Within Temptation), Liv Kristine Espenæs (Leaves’ Eyes) e Marco Hietala (Nightwish e Tarot), que para além dos vocais também se ocupa do baixo. George Oosthoek e Guus Eikens (Orphanage) fazem os vocais guturais. O album foi marcado para lançar em abril de 2006 mas foi adiado algumas vezes e só foi lançado oficialmente em 4 de setembro de 2006. Amostras das músicas foram disponibilizadas no site oficial
, além das músicas completas Sleepwalker’s Dream, The Gathering e o videoclipe da música Frozen. A partir do album também foram lançados os singles “Frozen”, “See Me In Shadow” e “The Gathering”, o último foi lançado apenas para download na internet.
Após o enorme sucesso do album Lucidity, Delain deixou de ser um projeto e se tornou uma banda que faria apresentações ao vivo. Dos que estavam presentes no primeiro album, apenas Westerholt e Wessels estariam nas apresentações ao vivo. Inicialmente, convidaram Ronald Landa para guitarra, Rob van der Loo para o baixo e Sander Zoer para a bateria. Esses três músicos também estariam presentes no segundo album.
No final de 2007, a banda começa a tocar duas músicas novas ao vivo, Stay Forever e Start Swimming, e eles revelam a intenção de lançar um novo album. Em novembro de 2008, foi anunciado no site oficial
o lançamento do novo album, April Rain, previsto para fevereiro de 2009. O segundo album não teve a mesma participação de peso do album anterior, mas contou com alguns dos músicos presentes anteriormente. Marco Hietala (Nightwish e Tarot) e Guus Eikens (Orphanage) mostraram presença novamente. A partir desse album foram lançados os singles “April Rain” e “Stay Forever”.
Entre o final de 2009 e início de 2010, a formação da banda sofre algumas alterações. Primeiramente, Ronald Landa sai da banda e dá espaço para Ewout Pieters ocupar o lugar na guitarra. Logo após é anunciada a saída de Rob van der Loo, tendo o lugar ocupado por Otto Schimmelpenninck van der Oije (Detonation). Nessa mesma época, Delain informa em seu site oficial
que eles começaram a trabalhar no terceiro album. O novo album terá um novo produtor musical, uma orquestra real, além de outras novidades. A previsão de lançamento do album é ainda nesse ano(2010).

Integrantes

Charlotte Wessels - vocais
Sander Zoer - bateria
Martijn Westerholt - teclado
Ewout Pieters - guitarra e vocais
Otto Schimmelpenninck - baixo

Discografia 

Demos

Amenity (2002)

Álbuns

Lucidity (2006)
April Rain (2009)

Compactos

“Frozen” (2007)
“See Me In Shadow” (2007)
“The Gathering” (2008)
“April Rain” (2009)
“Stay Forever” (2009
“Smalltown Boy” (2010)
    
Abaixo deixo dois videos da apresentação da banda na Brasil, no Carioca Club em São Paulo, dia 18 de setambro 2010.









3 comentários:

  1. Gostei dessa banda...essas músicas são lindas...o nosso coração até canta...rsrs!!!
    Meu amor,espero que você nunca perca esse brilho que nos encanta!!!
    Você será muito feliz na vida...sei que muitas coisas que as pessoas fazem nos fere...pois somos sensíveis...e sofremos por conta...mas tire como lição...talvez essa pessoa que ousou a machucar seu lindo coração...não era pra você!!!
    Eu acredito em destino...acho que o destino te reservou um amor de verdade...um amor que fará você sorrir de novo!!
    Essa ponte que você está atravessando...um dia você chegará na saída...e não se lembrará mais de nada!
    Você viverá outra história e viverá outro sonho...bem diferente...esse sonho não te fará mais gritar de dor!!!
    Não vou abandonar esse guri lindo...sempre me lembro de você e peço proteção a você nas minhas orações!!!
    Bom,é melhor eu te enfeitiçar mesmo...será que você aguenta essa bruxinha aqui???
    A Luna também está preparando uns encantos...hummmm...só quero ver!!!
    Somos as bruxinhas de plantão....rsrsrs!!!
    Beijão

    ResponderExcluir