quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Dark Cabaret


Denomina-se dark cabaret a um estilo musical no que confluyen as influências do cabaret alemão anterior à Segunda Guerra Mundial, o vodevil, a música folk, o punk, e o rock gótico, bem como alguns estilos do chamado género darkwave.

Musicalmente, pode caracterizar-se a música deste estilo por uma melodia conduzida pelo piano e umas vozes, masculina ou feminina. A música também pode ser executada por outros instrumentos como cello, violín, acordeón, ou trombeta. Visualmente, o Dark cabaret poderia definir-se como a mezcolanza entre a estética gótica e a de cabaret.

Fontes

A denominação Cabaret teve longas associações com a contra-cultura e trata de temas preocupantes, como exemplifica a Ópera dos Três Vinténs de Bertolt Brecht e Kurt Weill, com um de seus melhores canções conhecidas "Mack the Knife" ("Moritat von Mackie Messer"), que conta a história de um assassino anti-herói, ou a música de 1933 "Gloomy Sunday" ("Szomoru Vasárnap") pelo compositor húngaro Rezső Seress com as lendas urbanas mais recentes, que têm crescido em torno dele. Assim, foi natural que os artistas depois que lhe chamaram de inspiração: o álbum de Nico 1974 The End é um dos primeiros exemplos dessa influência, especialmente em canções como "Você se esqueceu de Resposta" e "Secret Side", enquanto artistas influenciados associados gótico e música punk incluir especificamente a Nina Hagen, Sex Gang Children e The Virgin Prunes. Cabaret influenciou canções individuais, tais como "Peek-a-Boo", de Siouxsie and the Banshees (1988) que se baseia em imagens de circo, burlesco e de máscaras e apresenta amostras de acordeão, e "The Prayer Food" (1985) pelo grupo suíço darkwave A Vyllies.

Dark cabaré como um estilo
Uma das primeiras bandas a tocar, principalmente ou exclusivamente em um estilo que poderia ser descrito como um cabaré escuro foram os Tiger Lillies, formada em Londres em 1989. No cabaré satíricas 1980 foi revivido e popularizado por bandas com sede em Londres, como Fascinating Aida e Kit e A Viúva, mas o Tiger Lillies incorporaram temas da prostituição blasfêmia, e bestialidade em suas músicas, cantadas por Martyn Jacques em estilo ameaçador com um falsete.Uma colaboração entre a Rozz Williams e Demone Gitane. - ambos antigos membros do Christian Death - intitulado Dream Home Heartache depois de uma música de Roxy Music, foi gravado na Holanda e lançado nos Estados Unidos em 1995 e foi descrito por Comentadores como "cabaret noir" ou "cabaret glam". Seguindo seu 1996 álbum solo Quintessentially Unreal, San Francisco-baseou o cantor / pianista, Jill Tracy liberada seu segundo CD, Diabolical Streak, em 1999. revista Canadá Shift chamou o álbum do "Top 10 álbuns Neo-Cabaret de todos os tempos."

Surgimento do gênero
The Dresden Dolls “  “Amanda Palmer”
O prazo de cabaré escuro parece ter se tornado popular apenas após o lançamento de uma coletânea de 2005 intitulada Projekt apresenta: A Dark Cabaret por Projekt Records, um selo associado principalmente com o gênero gótico. O álbum incluía "Flores" de Dream Home Heartache cantada por Rozz Williams, juntamente com, entre outros, "Evil Night Together", de Jill Tracy, "Às vezes, Sunshine" por Revue Noir, e "Coin-Operated Boy", de The Dresden Dolls. Formada por Amanda Palmer e Brian Viglione em 2000, The Dresden Dolls descreveu sua música como "cabaré punk brechtiano", um termo cunhado por Amanda Palmer no início de 2003, em parte, para excluir a ser rotulado pela mídia como góticos. No entanto, com seu estilo musical ea aparência em face maquiagem branca e roupa de prazo reduzido, The Dresden Dolls e os seus fãs rapidamente se tornou o mais prontamente identificados com o gênero cabaré recém-escura evidente , atraindo a atenção mais mainstream. Posteriormente, as bandas começaram a categorizar a si mesmos e seu desempenho como um cabaré escuro, como o de San Diego Tantrum trágico os EUA ou Ray Infantil em Graz, na Áustria.
O surgimento de uma cena de cabaré identificáveis escuro coincidiu com a ascensão de começar neo-burlesco na década de 1990. Os dois tornaram-se ligados após o aparecimento de artistas como o burlesco orquestra Apartamento Chicago (1997-2005) eo surgimento da dança do ventre gótica, enquanto em entrevista, a colaboração com artistas burlescos foi dada por Brian Viglione como a inspiração para The Dresden Dolls ' olhar.
Influências

*Kurt Weill
*Marlene Dietrich
*Alexander Vertinsky
*Escola Porter
*Danny Elfman
*Nina Hagen
*PJ Harvey
*Tom Waits
*Nick Cave
*Roxy Music
Intérpretes contemporâneos

*The Dresden Dolls
*Emilie Autumn
*The Tiger Lillies
*Jill Tracy
*Ray Childish
*Pretty Balanced
*Rasputina
*Vermillion Envolvas
*Harlequin Jones
*Diabo Swing Orchestra
*Amanda Palmer
*Hannah Fury
*Tragic Tantrum Cabaret
*Stolen Babies

Géneros relacionados ou subgéneros

*Darkwave
*Deathrock
*Neofolk
*New Wave
*Pós Punk

Um comentário:

  1. Oi Tiago! Gostaria de colocar seu banner no meu blog...vc aceita?
    Bjs!

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