Com o avanço dos downloads e o retrocesso do compact disc, o mundo da  música precisou se adequar a esse novo momento. As bandas, que  valorizam ainda mais suas apresentações ao vivo, vêm buscando colocar no  mercado lançamentos cada vez mais interessantes e diferenciados. No  heavy metal, o quadro não é diferente e o DVD quádruplo “Visual Karma” –  dos italianos do LACUNA COIL – é o maior exemplo disso.
No entanto, o Lacuna Coil  vem assumindo um direcionamento musical novo desde o álbum “Comalies”  (2002). Com uma sonoridade distante do metal gótico dos dois primeiros  discos, a apresentação no Wacken 2007 – extremamente focada em  “Karmacode” (2006) – é nitidamente um reflexo dessa nova postura. De  qualquer modo, é inegável a qualidade técnica desse registro ao vivo. Os  italianos conseguiram atingir um nível de excelência técnica – tanto de  imagem como principalmente de som – que coloca “Visual Karma”em um  nível muito acima na comparação com outros títulos capturados nesse  mesmo evento.
Desde a abertura com “To the Edge”, o repertório dos  italianos parece privilegiar as músicas recentes de maior impacto.  “Fragments of Faith” e “Swamped” – uma das poucas retiradas do álbum  “Comalies” (2006) – ressaltam ainda mais essa característica. Em cena, é  impossível não destacar a desenvoltura e o carisma de todos os músicos.  Não há dúvidas que Cristina Scabbia é a maior estrela do Lacuna Coil. Entretanto, Andrea Ferro é um excepcional cantor e contribui intensamente para a qualidade acentuada do espetáculo.
Entre  os poucos deslizes que os italianos cometem, o mais evidente está  relacionado com o set do show. Embora tenham a intenção de apresentar o  recente “Karmacode” (2006) para o público, algumas composições desse  disco soam mornas e não repercutem positivamente junto à plateia. “In  Visibile Light” e “Closer”, mesmo com características opostas, mostram  claramente isso. Da mesma forma, a escolha de “Sezafine” – a única do  clássico “Unleashed Memories” (2001) e cantada em italiano – evidencia a  maneira errônea que o Lacuna Coil olha para o seu próprio passado.
Depois  da pesada “What I See”, o show encerra com o que Cristina Scabbia &  Cia. tem de melhor para oferecer aos fãs. “Enjoy the Silence” (DEPECHE  MODE) e “Heaven’s a Lie” são executadas antes da derradeira “Our Truth” –  provavelmente o maior sucesso  de “Karmacode” (2006). Com influências que passeiam entre os riffs  extremamente pesados e uma dose acentuada de melodia, essas três  composições agitaram bastante o imenso público – que vem de todos os  cantos do planeta – para acompanhar o Wacken Open Air.
Entretanto, o DVD 1 de “Visual Karma” não se encerra junto com o show do Wacken. Com o mesmo destaque, há o espetáculo que o Lacuna Coil  preparou para o Loudpark Festival – registrado pela MTV japonesa – no  mesmo ano. Com um set bem mais curto, os italianos repetiram grande  parte da apresentação anterior, mas trouxeram duas músicas que não  haviam sido apresentadas no evento europeu.
Com uma qualidade de  áudio e de imagem que não consegue superar ao do show alemão, há pouco o  que comentar sobre o espetáculo do Loudpark. Os músicos italianos  reproduziram exatamente a mesma postura sobre o palco – os gestos e a  interação com o público. De qualquer modo, “To the Edge” abre a  apresentação da mesma maneira espetacular de outrora. “Swamped” e “Our  Truth” são ovacionadas como no Wacken Open Air enquanto que “Closer”  pareceu fazer mais sucesso com a plateia japonesa do que com os fãs  europeus.
Em vinte e cinco minutos de show, o Lacuna Coil  trouxe ainda a balada “Within Me” e a atmosférica “Daylight Dancer”. O  espetáculo – que não possuiu o mesmo impacto positivo da outra  apresentação – acaba entrando em “Visual Karma” muito mais como conteúdo  extra do que como o que há de mais de relevante. Do mesmo modo, os  videoclipes de “Our Truth”, “Enjoy the Silence”, “Closer” e “Within Me”  complementam esse primeiro disco do box.
No DVD 2 está o que existe de mais curioso em “Visual Karma”. Em “The Band”, há vídeos produzidos pelos integrantes do Lacuna Coil  que contam um pouco as suas vidas. Cristina Scabbia fala um pouco mais sobre projeto  Rezophonic, que tem levado água para as crianças africanas. Com o  título “Inside Milan”, Andrea Ferro apresenta os principais pontos  turísticos da cidade natal do grupo em um vídeo bastante amador. Marco  Biazzi e Marco Coti Zelati gravaram dois vídeos curtos – com uma dose de  humor acentuada – em que mostram o seu dia a dia distante dos  compromissos com a banda.
Com legendas em português, todos  os vídeos extras – que possuem entre cinco e dez minutos de duração –  contam com uma qualidade de imagem/som bem abaixo da média. No entanto,  nenhum deles tem o seu entendimento comprometido pelo amadorismo  evidente. Em “Behind the Scenes”, os vídeos mostram os bastidores do  LACUNA COIL durante a turnê pela Austrália e pelo Japão em 2007. Entre  imagens de shows, camarim e de passeios turísticos, o que se destaca  está relacionado à turnê ao lado do Megadeth  na Oceania. Com seqüências de cinco minutos, o “Behind the Scenes”  evidencia o quanto Cristina Scabbia & Cia. são simpáticos e como o  ambiente entre os músicos é agradável.
Depois do making of dos  videoclipes “Our Truth” e “Closer” – que mostram todo o trabalho intenso  da produção e o comprometimento dos músicos que atuaram em ambos –  “Visual Karma” possui uma seção dedicada exclusivamente aos fãs. Em  “Breaking the Code: The Fans”, o DVD apresenta dez contribuições criadas  por eles. De países como Estados Unidos, Japão e Ucrânia, são  encontrados videoclipes caseiros, animações, desenhos apresentações ao  vivo do Lacuna Coil  e até um remix à “Alvin e os Esquilos”. Em “Empty Spiral Interview”,  por outro lado, há uma pequena entrevista realizada com Cristina Scabbia  a respeito da trajetória do grupo, assinada pelo site de mesmo nome –  que é uma iniciativa de um grande fã da banda.
Além disso, outras  três versões remix de “To the Edge” – produzidas por gente da Polônia,  da Alemanha e dos Estados Unidos – acompanham o “Breaking the Code: The  Fans” juntamente com uma galeria de fotos. O box “Visual Karma” se  encerra com o DVD 3 – que conta apenas com o disco “Karmacode” (2006)  remixado em 5.1 – e com um CD bônus que contém áudio do show do Wacken  2007 na íntegra.
Com mais de cinco horas de conteúdo, “Visual Karma” é um dos itens mais relevantes para os fãs do Lacuna Coil.  Os quatro DVD’s – revestidos por uma embalagem especial – contam  praticamente todos os desdobramentos que envolvem o álbum “Karmacode”  (2006). Certamente, o tempo ainda irá dizer se esse disco é merecedor de  um lançamento  de representatividade como “Visual Karma”. Em versão nacional, esse  grandioso box está acessível aos verdadeiros fãs da banda no Brasil.
DVD:
Wacken Open Air:
01. Intro/To the Edge
02. Fragments of Faith
03. Swamped
04. In Visible Light
05. Fragile
06. Closer
07. Senzafine
08. What I See
09. Enjoy the Silence
10. Heaven’s a Lie
11. Our Truth
02. Fragments of Faith
03. Swamped
04. In Visible Light
05. Fragile
06. Closer
07. Senzafine
08. What I See
09. Enjoy the Silence
10. Heaven’s a Lie
11. Our Truth
Loudpark 2007:
01. Intro/To the Edge
02. Swamped
03. Closer
04. Within Me
05. Daylight Dancer
06. Our Truth
02. Swamped
03. Closer
04. Within Me
05. Daylight Dancer
06. Our Truth
 

 
 
Obrigada Tiago e fique a vontade para pegar o meu.
ResponderExcluirEssa banda é demais...nesse estilo o lacuna é uma das melhores!
bjs!
ola
ResponderExcluiradorei seu blog e estou te seguindo
me faça uma visita tenho um blog gotico tb chama-se death angel
me siga. vou adorar que sejamos amigos
grande abraço
OBRIGADO POR ACEITAR MEU CONVITE DE AMIZADE
ResponderExcluirSEJA MUITO BEM VINDO.
CLARO, ESTAREI AQUI SEMPRE
ADORO LACUNA COIL
FALO DELES LÀ NO FLOR DE LOTUS
SE QUISER ME SIGA NESSE BLOG TAMBÉM
ABRAÇÃO
ola ta demais te achei beijos
ResponderExcluir