segunda-feira, 11 de julho de 2011

A força e a suavidade nas colunas góticas

O gótico é ao mesmo tempo forte e delicado. Por exemplo, suas colunas formidáveis!
Os medievais arranjaram um jeito de trabalhá-las de maneira a atenuar o que poderia haver de impressão de força quase brutal nelas.
O modo de atenuar foi esculpir a coluna dando a impressão que ela é um feixe de coluninhas que se amarram umas as outras para suportar.

E assim a pesadíssima coluna gótica deixa de ser pesada. Ela sustenta o teto com muita firmeza, mas dá a impressão de leveza por causa das pseudo-coluninhas em que se decompõe.
A coluna gótica, mesmo do lado interior de uma catedral, dá a impressão que é uma coluna de combate.Mesmo trabalhada de maneira a dar ilusão de um feixe de coluninhas, tem qualquer coisa nela que é tranqüila, que não tem agitação, que não tem a tensão da luta.


Ela representa muito mais o guerreiro no seu repouso e na sua oração, do que o guerreiro batalhando.

E, como sempre acontece na guerra medieval quando ela é justa, visa a paz, visa uma solução, visa uma concórdia equilibrada. E a ogiva exprime isso muito bem. São duas posições opostas que se resolvem num equilíbrio, ou seja, numa reconciliação entre as duas.E por isso não é raro que no ponto de encontro das ogivas tenha florões, adornos, como quem festeja a paz.
Mas, ao mesmo tempo, a colunata gótica exprime uma alta noção do dever.
A colunata gótica nos dá idéia exatamente assim: um caminho apertado, um caminho estreito, um caminho sério, um caminho reto, sobretudo um caminho elevado.
Quer dizer, se nós nos sentirmos opressos pela proximidade de colunas de um lado e doutro, nossos olhos e nossa alma encontram os grandes espaços olhando para o alto. O que em outros termos quer dizer: “Quando a vida está apertada, olhemos para o céu”.





2 comentários:

  1. Oie!!!

    Tem selinhos p/ vc no Vampire Place:
    http://vampireplace.blogspot.com/2011/07/presentes-da-giza.html

    Espero que goste...

    :)

    Bjinhossssssss

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Adorei o post e as imagens estão lindas!
    A arquitetura das catedrais são muito marcantes. transmitem também uma elegância, classe muito bonitos!
    bjs, paz e boa semana!
    http://guerradosmundosleka.blogspot.com/

    ResponderExcluir