sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Gothic Bellydance




 O que é?
Gothic Bellydance é um movimento de arte/dança que vem crescendo rápida e grandiosamente nos Estados Unidos e Europa, tanto entre os amadores, tanto entre os profissionais. A vertente gótica da dança do ventre surgiu na décade de 90, nos centros urbanos dos Estados Unidos, como uma mistura de música gótica e mundial, fazendo nascer esse novo estilo de dança do ventre, proveniente da união da dança já existente com elementos da cultura e da estética gótica.

Como surgiu?
As bailarinas de dança do ventre que se apresentavam em clubes e eventos de temática gótica, começaram a explorar a sua música e a incorporar estilos vitorianos, vamp, dark cabaret, silent-movie vamp, industrial e outros temas visuais relacionados a subcultura gótica. A técnica preferida das dançarinas de gothic belly dance é, principalmente, o cabaré moderno e a tribal fusion, mas também trazem nova ênfase para o dramático e teatral. A característica de sua dança é igualar a intensidade da dança e a vibração da música gótica.




Quem?
As dançarinas de Gothic Bellydance mais conhecidas são Tempest, Ariellah, Sashi, Morgana, Aepril Schaile, Callisto, Xahira, Deva Matisa e Jeniviva

É bom voltar a escrever dois posts em dois dias seguidos. Parece que estou retomando o controle sobre isso aqui, afinal…

Nosso assunto de hoje é uma coisa que poucas pessoas conhecem e para a qual muitas já devem ter torcido o nariz só de ler o título. Mas isso existe, crianças, e é sobre isso que falaremos.



 
Primeiro às origens: Ao contrário do que muitos pensam, a dança do ventre não é de origem árabe, mas provavelmente, repito PROVAVELMENTE, babilônica. Há registros de que as sacerdotisas executavam este tipo de dança nos templos em honra a divindadades femininas como Astarte/Ishtar. Também há registros da dança do ventre como arma de sedução no Novo Testamento (lembram de Salomé?). No entanto, a bellydance se popularizou e chegou até nós através do mundo árabe, com um forte apelo de exotismo.

A gothic bellydance é criação de um grupo americano. Respeita a movimentação já tradicional da dança, mesclando-a com elementos estéticos e musicais góticos. Como isso funciona? Veja com seus próprios olhos:
Ao som de SwitchBlade Symphony


Ao som de  Corvus Corax


Solo com Alicia


Lembrando que para a Gothic Bellydance é indispensável já ter algum conhecimento e aprendizado da dança do ventre tradicional. Quer tentar? Invista em trilhas como a gravação do Imperia para “The Lotus Eaters” do Dead Can Dance, que adiciona o peso do metal nas horas corretas. Therion, Corvus Corax e algumas bandas de inspiração medieval também podem ajudar bastante, assim como tribal fusions e atmospheric metal. Que tal começar a pensar nisso?

Nenhum comentário:

Postar um comentário