segunda-feira, 19 de abril de 2010

Floor Jansen

Informação geral:  Data de nascimento 21 de Fevereiro de 1981 (29 anos)
Origem: Goirle País Países Baixos Holanda
Gêneros: Metal sinfônico 
Instrumentos: vocal

A artista tornou-se mundialmente conhecida por ter sido a vocalista e uma das compositoras, arranjadoras, orquestradoras e letristas da extinta banda de metal sinfonico neerlandesa After Forever  da qual foi integrante durante exatos 12 anos, de 1997 a 2009.

Formação musical

Floor Jansen iniciou seus estudos musicais em 1996  aos quinze anos de idade, frequentando aulas regulares de piano classico, flauta e guitarra elétrica - instrumentos musicais estes que a artista pratica até os dias de hoje, ainda que jamais os tenha tocado profissionalmente, seja em seus álbuns fonográficos, seja ao vivo, uma vez que, desde todo o sempre, vem se dedicando, através de sua carreira profissional, tanto à interpretação vocal quanto às composições musical e lírica.
As primeiras lições de canto lírico e composição musical aprendidas por Floor Jansen deram-se na prática, ao trabalhar ao lado do compositor, arranjador, orquestrador, cantor e instrumentista neerlandês Mark Jansen, fundador, antigo compositor, arranjador e orquestrador, e ex-guitarrista do After Forever. Quando entrou na banda, em 1997, Floor ainda era adolescente, contando apenas com dezesseis anos de idade.
No entanto, decidida a se elevar ao status de musicista profissional, em 1999, com dezoito anos de idade, Floor Jansen iniciou em seus estudos de canto, ingressando na Rockacadenime (uma espécie de conservatorio rock e de música pop), onde estudou canto popular (técnica e interpretação vocais), além de aprender tanto sobre indústria fonografica em música. Com duração de exatos cinco anos, o curso foi concluído em 2004 e, como o After Forever estava lançando seu quarto álbum de estúdio, a saber, Invisible Circles, justamente naquele ano, a então formanda apresentou, como trabalho de conclusão do curso, um bem-sucedido concerto musical de sua própria banda à bancada avaliadora. musical dos Países Baixos, mas direcionado especificamente a músicos de quanto sobre ensino e didática
Não obstante, em 2002, quando ainda estudava na Rockacademie, paralelamente passou a ter aulas regulares de canto lírico também em um conservatório vocal, em Tilburg, tendo, lá, estudado teatro musical e um ano de ópera.
Em 2003, Floor Jansen participou de um concurso para jovens talentos nos Países Baixos, concurso este que, tal como fazia anualmente, premiaria o vencedor com o acesso ao Music Theatre (um renomado conservatório musical neerlandês que, de um ingresso disputadíssimo, aceita tão-somente de 10 a 15 alunos por ano ao seu corpo discente): a candidata classificou-se em primeiro lugar no concurso, ingressando, pois, no Music Theater.
Seus estudos tanto de canto lírco quanto de popular junto ao conservatório vocal, à Rockacademie e ao Music Theater tornaram-na de todo apta à interpretação vocal de peças musicais tanto do repertório erudito quanto do popular, seja de metal ou rock, seja de quaisquer outros gêneros musicais.
A partir de então, continuou a estudar ainda mais, estudando através tanto de aulas regulares quanto de sorte autodidática. Mesmo hoje em dia, Floor Jansen ainda frequenta aulas de canto.

História profissional

Malgrado a juventude, no que concerne à idade cronológica, Floor Jansen já soma mais de uma década de carreira - a contar a partir de 1997, ano em que ingressou no After Forever.
E, ao longo desses 12 anos de carreira, Floor, solamente, ao lado de sua antiga banda ou através de participações especiais junto a projetos musicais outros, já lançou 22 álbuns fonográficos, já assinou, como autora ou co-autora, a partitura de dezenas de peças musicais, bem como suas respectivas letras, e já se apresentou em concertos em praticamente todos os continentes do globo - currículo profissional este que a elevou ao status de artista internacional, reconhecida e respeitada em nível mundial, tanto pela crítica especializada quanto pelo público, com legiões de fãs em todo o planeta.

Fase amadora (primeiras experiências)

Nascida em Goirle  (uma cidadezinha localizada no sul dos Paises Baixos, mais especificamente na provincia Brabante do Norte, com uma população de 22.000 habitantes), Floor Jansen pisou sobre um palco pela primeira vez em sua vida em 1995, aos 14 anos de idade, quando participou de uma montagem, produzida pela própria instituião de ensino em que estudava à época, de "Joseph and the Amazing Technicolor Dreamcoat" (musical com partitura  e libreto  assinados respectivamente pelos britânicos  Andrew Lloyd Webber e Tim Rice). A então estreante, ainda enquanto artista amadora, interpretou o narrador  da trama. 
No ano seguinte, ainda durante seus tempos de colegial, quando a montagem do espetáculo já se havia encerrado, a então adolescente ingressou na banda musical daquele mesmo colégio, com a qual gravou um CD demo – sua primeira experiência de estúdio.
Não obstante, dentro de alguns poucos anos, Floor Jansen, que sempre fora aluna aplicada, viu-se, ainda que a contragosto, em meio a sua formatura colegial, e aquelas primeiras experiências musicais e artísticas ficaram, então, nada mais do que escritas nas páginas de seu passado.
Entre os 15 e 16 anos de idade, já formada no ciclo secundário, mas antes de ingressar tanto na  Rockcademie quanto naquela banda que um dia a elevaria ao status de artista internacional – a saber: o After Forever –, Floor Jansen, enquanto intérprete vocal, ainda cantou em um sem-número de bandas em sua terra-natal, nas quais, não obstante, não permaneceu por mais de um ano.

Floor Jansen e o After Forever

A carreira profissional de Floor Jansen e a história do After Forever, por vezes, ainda que parcialmente, se confundem - uma vez que foi justamente ao través da banda  de metal sinfônico neerlandesa que a artista, por um lado, apresentou a maior parte de seu próprio trabalho enquanto compositora, arranjadora, orquestradora, intérprete vocal e letrista, bem como, por outro, alcançou o sucesso internacional.
Floor Jansen ingressou na banda de metal sinfônico neerlandesa After Forever em 1997, com 16 anos de idade, quando o grupo musical ainda se chamava "Atmosphere" (segundo nome da banda, posterior ao primeiro, "Apocalypse", e antecessor ao terceiro e último e definitivo, "After Forever").
O fato é que, em 1997, o então "Atmosphere" - então uma banda de death metal cujo vocalista tratava-se do cantor extremo Ronnie e integrada, quanto ao line-up, por Mark Jansen e Sander Gommans (estes dois nas guitarras elétricas), além de também por Luuk van Gerven, Joep Beckers e Jack Driessen (respectivamente no contrabaixo elétrico, na bateria e nos teclados sintetizadores) - estava à procura de uma cantora do sexo feminino para assumir os microfones, como backing vocal.
Nesse sentido, naquele ano, de uma feita, Floor Jansen, por sua vez, apresentou-se em uma festa, cantando junto a uma antiga banda sua, e, após a coda, ao descer do palco, conheceu um amigo pessoal do então "Atmosphere", que, estando presente no evento e tendo assistido ao show, contou-lhe que o "Atmosphere" estava à procura de uma backing vocal. Foi então que, alguns dias após, tal amigo a apresentou pessoalmente a Mark e a Sander (a cantora tratou-se da primeira e única candidata ao cargo), os quais, já durante o primeiro ensaio-teste, ao ouvirem-lhe a voz e o cantar, trataram de contratá-la - não mais como vocal de apoio, mas, sim, como a vocalista feminina solista (para a função de Ronnie, que, assim sendo, viu-se obrigado a se demitir).
E, desde a sua contratação, a então ainda adolescente Floor Jansen sempre impôs-se de tal sorte, tanto como pessoa quanto como artista concomitantemente, que o então "Apocalypse" não somente foi rebatizado - passando a chamar-se enfim "After Forever" (por sugestão de Mark Jansen e em homenagem à canção homônima da banda inglesa Black Sabbath) -, mas, principalmente, sofreu uma total renovação estilística: olvidando, em seu próprio passado, o death metal de outrora - bem mais pesado e exclusivamente com vocais guturais - que o classificava genericamente até então, posicionou-se definitivamente enquanto uma banda de symphonic metal, de um som mais melódico e sinfônico e outrossim com um vocal lírico feminino como solista.

Em 1999, Floor Jansen, que então já assinara, como co-autora, em parceria com Mark Jansen e Sander Gommans, a partitura e a letra de um sem-número de peças musicais, grava, junto ao After Forever, suas duas primeiras e únicas demos - a saber: Ephemeral e Wings of Illusion.

Recebendo propostas de algumas gravadoras de seu país, o sexteto neerlandês, no ano seguinte, 2000, assina contrato com a Transmission Records (editora fonográfica esta que, posteriormente, responsabilizar-se-ia pela publicação de praticamente toda a discografia da banda, exclusive do último álbum, auto-intitulado), lançando seu primeiro álbum fonográfico, Prison of Desire.

Gravado no estúdio Excess, em Rotterdan, com produção de Hans Pieters e Dennis Leidelmeijer (produtores musicais que já haviam trabalhado anteriormente com Ayreon, Helloween e The Gathering), o debut, no que concerne à interpretação vocal das faixas de seu track-list, contou ainda com as participações da cantora conterrânea Sharon den Adel, vocalista do Within Temptation (que interpreta a canção "Beyond Me" através de um dueto vocal com Floor) e de um grupo coral (o "Coral After Forever", integrado pelo baixo Hans Cassa, pelo tenor Caspar De Jonge, pela contralto Yvonne Rooda e pela soprano Melissa 't Hart, e que, a revêzes, gravou no estúdio RS 29, com a produção musical de Oscar Holleman).

Malgrado tratar-se do álbum fonográfico de estréia do After Forever, Prison of Desire foi muito bem recebido pela crítica especializada holandesa e alcançou o topo das paradas de sucesso dos Países Baixos: por conseguinte, seus autores tornaram-se bem conhecidos em seu país-natal, onde apresentaram-se tanto em pequenos clubes quanto em grandes festivais.

Não obstante, foi em 2001, com a publicação de Decipher, segundo álbum de estúdio do grupo, que o After Forever e Floor Jansen, além de se firmarem definitivamente em seu próprio país, alcançaram reconhecimento em todo o mundo, tornando-se efetivamente uma banda internacional.

Aliás, a primeira apresentação ao vivo de Floor Jansen e do After Forever em um país estrangeiro deu-se ainda em 2001, mais especificamente em setembro daquele ano, algumas semanas antes do lançamento de Decipher, durante as gravações do álbum, quando excursionaram para o México, para serem headline de um pequeno festival de metal na Cidade do México - o evento "Dark Fest" - onde abriram para outras bandas (como Within Temptation, Lacrimas Profundere e Sanguis & Cinis) e tocaram para um público de aproximadamente 2.000 pessoas.

Gravado no estúdio RS29 Studio, em Waalwijk e produzido pelos produtores musicais Stephen van Haestregt e Oscar Holleman, Decipher contou com a participação especial, além de do "Coral After Forever" (novamente com Hans Cassa e Caspar De Jonge, mas, desta vez, com a contralto Marga OkhuizenEllen Bakker), também do tenor Rein Kolpa (que interpretou a peça musical "Imperfect Tenses", em um dueto vocal com Floor Jansen). Ademais, aliás como sempre ocorreria a partir de então, em todos os álbuns posteriores da discografia oficial do After Forever, tratou-se do primeiro álbum em que as linhas melódicas escritas para orquestra foram interpretadas por instrumentos musicais acústicos (ao contrário de em Prison of Desire, cujas orquestrações eram sintetizadas), através da "Orquestra After Forever". e a soprano

Um ano após, precisamente em 2 de Abril de 2002, Mark Jansen anuncia sua demissão, desligando-se profissionalmente de seus então colegas de trabalho, e Floor Jansen, a partir de então, assume a liderança do After Forever, responsabilizando-se pela maior parte das composições tanto musical quanto lírica, relativas respectivamente às partituras e às letras de todas as peças musicais do sexteto.

Já no ano seguinte, em 2003, Floor Jansen e o After Forever lançam, o EP Exordium, produzido pela mesma dupla de produtores musicais do debut e que novamente contou com as participações do "Coral After Forever" e da "Orquestra After Forever".

Um ano mais tarde, em 2004, Invisible Circles foi publicado, tendo sido produzido mais uma vez por Hans Pieters e Dennis Leidelmeijer, e contando com a participação especial da cantora estadunidense Amanda Somerville (cantora que, aliás, integraria o "Coral After Forever" em todos os álbuns de estúdio lançados posteriormente pela banda). Tratando-se de um álbum conceitual, tanto o conceito quanto todas as suas letras foram assinadas por Floor Jansen, além do que, Invisible Circles alcançou a posição N° 26º no Top 100 das paradas holandesas.

Em 2005, o sexteto lançou Remagine (produzido, desta feita, por Hans Pieters e pelo próprio tecladista do After Forever, Joost van den Broek), e, um biênio depois, em 2007, o último álbum de estúdio da discografia do After Forever foi lançado, a saber: After Forever. O álbum auto-intitulado, o primeiro a ser lançado pela Nuclear Blast Records e a ser produzido por Gordon Groothedde, contou, além de com as cantoras Doro Pesch e - como supracitado - Amanda Somerville, com a participação também da Orquestra Sinfônica de Praga, da República Tcheca.

Na discografia de Floor Jansen junto ao After Forever, constam, ainda, oito compactos e um DVD, em um total de dezessete álbuns lançados em um intervalo de tempo de nove anos (uma média de praticamente dois álbuns inéditos por ano).

Em 5 de Fevereiro de 2009, não obstante, o After Forever, após 14 anos de atividades - a contar a partir de 1995, ano de sua fundação -, emitiu uma nota oficial, veiculada em todas as suas páginas eletrônicas oficiais (a saber, por exemplo: o web-site, o MySpace, etc.), anunciando o fim da banda. No comunicado, os seis integrantes, afora agradecerem aos fãs pelo apoio que lhes fora dedicado ao longo de toda a sua carreira, alegaram que a pausa ocorrida durante o ano de 2008 e os princípios de 2009 fê-los sentirem a necessidade de explorar o mundo da música cada um a seu próprio modo.

Em entrevista concedida ao site brasileiro "Solada" [1]


, disponibilizada parcialmente também no sítio conterrâneo "Wiplash" [2]


em 11 de Fevereiro de 2009, o compositor, arranjador, orquestrador, cantor extremo, instrumentista e letrista natural dos Países Baixos Mark Jansen (um dos fundadores do After Forever e que trabalhou por cerca de meia década, de 1997 a 2002, ao lado da compositora, arranjadora, orquestradora, cantora lírica e popular, letrista, e professora de técnica e interpretação vocais Floor Jansen), pronunciando-se sobre o fim do After Forever, quando perguntado sobre o fator fundamental para o sucesso da banda de symphonic metal neerlandesa, comentou:


   

(…) o fator principal para o sucesso da banda foi o incrível talento de Floor combinado a riffs potentes e melodias cativantes.[1][2]
   


Participações especiais em outros projetos

Desde o ano 2000, paralelamente a seu trabalho com o After Forever, Floor Jansen já participou, como cantora convidada, de exatos cinco projetos do compositor e multi-instrumentista neerlandês Arjen Anthony Lucassen, a saber:

    * Interpretou vocalmente uma canção no álbum Universal Migrator Part 1: The Dream Sequencer, do projeto Ayreon, lançado em 2000 (em um dueto ao lado do cantor e multi-instrumentista John Edlund, vocalista, guitarrista e tecladista da banda de heavy metal sueca Tiamat);
    * Empreendeu uma série de contribuições para o álbum fonográfico Space Metal, do projeto Star One, lançado em 2002;
    * Participou de Live On Earth, álbum ao vivo do projeto Star One, lançado em 2003;
    * Interpretou a personagem "Ω", no álbum 01011001, do projeto Ayreon, lançado em 2008;
    * E interpretou a canção "Ride the Comet" no EP Elected, do projeto Ayreon, lançado em 2008.

Ademais, emprestou sua voz a uma das versões da canção "Celebrate", a terceira das cinco faixas do EP "Celebrate - The Night of the Warlock", da cantora alemã Doro Pesch (ex-vocalista da banda de heavy metal alemã Warlock), lançado em 31 de Outubro de 2008 na Alemanha e em 3 de Novembro desse mesmo ano em outros países europeus. Nessa faixa, quanto interpretação vocal, Floor Jansen canta ao lado, afora da própria Doro Pesch, outrossim de outras cantoras convidadas, a saber: a cantora norueguesa Liv Kristine (ex-vocalista do Theatre of Tragedy, atualmente como vocalista do Leaves' Eyes e em carreira solo), as cantoras alemãs Angela Gossow (vocalista do Arch Enemy) e Sabina Classen (vocalista do Holy Moses), a cantora Veronica Freeman (Benedictum) e as integrantes do grupo musical Girlschool.
Professora

Paralelamente à sua carreira profissional como compositora, letrista e intérprete vocal, Floor Jansen é outrossim professora de canto lírico e popular, ministrando, nos Países Baixos, aulas individuais e coletivas, cursos, palestras e workshops sobre técnica e interpretação vocais.

Sua dedicação ao ensino iniciou-se ainda em 2003, antes mesmo de se graduar pela Rock Academy, quando, paralelamente a seu trabalho junto ao After Forever e a seus estudos musicais junto tanto à Rock Academy quanto ao conservatório vocal, em Tilburg, também passou a ministrar aulas particulares individuais e coletivas, cursos, palestras e workshops sobre técnica e interpretação vocais, além de sobre composição musical e redação de letras de música.

Um de seus cursos chamou-se "Wanna be a Star?" ("Quer ser uma Estrela?!", consoante a tradução lusófona).

Atualmente, Floor Jansen, enquanto professora particular de canto, leciona para alunos naturais ou residentes não só nos Países Baixos, mas outrossim àqueles oriundos de regiões geográficas tanto da Bélgica quanto da Alemanha próximas às fronteiras territoriais neerlandesas.

Enfim, integra o corpo docente da Rock Academy, como professora de canto, ministrando cursos coletivos de técnica e interpretação vocais para turmas específicas formadas periodicamente pelo conservatório musical.
Projetos atuais e futuros

Segundo sua página pessoal na rede de relacionamentos MySpace, Floor Jansen está encabeçando um novo projeto musical, ainda sem nome e em fase de composição tanto musical quanto lírica. No que concerne especificamente à composição musical e à futura gravação de um álbum fonográfico, Floor está firmando parceria com o musicista e produtor musical alemão Waldemar Sorychta (guitarrista do Grip Inc. e do Eyes of Eden e fundador do Enemy of the Sun, em cujo currículo profissional ainda consta a produção musical de álbuns fonográficos de um sem-número de bandas, a saber, por exemplo: Tiamat, Samael, Moonspell, Therion e Lacuna Coil) e com o compositor, arranjador, orquestrador e instrumentista Joost van den Broektecladista do After Forever). Quanto ao elenco do projeto, a artista neerlandesainterpretação musical durante os shows e tournées. (conterrâneo seu e ex- planeja contratar outros musicistas para a

Ademais, Floor Jansen, desde seus tempos de After Forever, vem trabalhando paralelamente em um outro projeto próprio, Sinh, em parceria com o músico norueguês Jørn Viggo Lofstad (guitarrista da banda de progressive power metal Pagan's Mind). Ainda não há previsão de lançamento para o primeiro álbum fonográfico do projeto.

Um dos sonhos de Floor Jansen é atuar em um musical de teatro.

ReVamp

ReVamp é a nova banda da Floor Jansen. Após o fim do After Forever, a cantora Floor Jansen anunciou em seu MySpace que já estava empenhada em montar uma banda e apresentar material aos fãs o mais rápido possível. Em entrevista, Floor disse que revelaria o nome de sua banda após a edição do Metal Female Voices Festival que ocorreu em 2009 – dia 17 de outubro, no qual ela fez uma participação especial no concerto do Epica, cantando junto com Simone na canção “Follow in the cry”. De fato, poucas horas após o concerto, Floor revelou o nome de sua nova banda: Revamp (em inglês, significa “Renovar”).[3]

Floor passou a procurar músicos para sua nova banda, até conhecer o famoso produtor Waldemar sorychta, quando ele estava produzindo um álbum do Grip Inc, banda cujo os integrantes também são amigos de Floor. No sítio oficial da banda, Floor disse que sentiu honrada em ter Waldemar como parte de seu projeto, devido à sua imensa experiência dentro do gênero. Em seguida, Floor chamou Joost van den Broek para a sua banda. Amigos de longa data, Floor afirmou em seu site oficial que considera Joost um tecladista único e que seu talento era indispensável para o primeiro álbum do ReVamp.

Dia 26 de Outubro, Floor postou no YouTube um vídeo com cantoras famosas do meio metal lhe desejando sorte: Simone Simons (Epica), Liv Kristine (Leaves' Eyes), Doro Pesch e Tarja Turunen (ex-Nightwish). A ideia fez tanto sucesso que, dia 30 de Novembro, Floor postou mais um vídeo com outros artistas lhe desejando boa sorte. Desta vez, os escolhidos foram Charlotte Wessels (Delain), Marco Hietala (Nightwish) e Anneke van Giersbergen (Agua de Annique). Este vídeo foi bem mais assistido.

Contudo, Floor deu a entender que Waldemar e Joost tocariam apenas no estúdio, pois no inicio de Novembro anunciou que estava procurando integrantes para sua banda: guitarrista, tecladista, baterista e baixista. Segundo Floor, para poder mandar material, o musico devia morar na Holanda, Bélgica ou Alemanha, compreender a posição de uma banda iniciante, ter seus próprios instrumentos e, além de tudo, ser homem – fator esse que despertou indignação de muitos fãs, pois argumentam que o sexo de um indivíduo não mede o seu talento.[3]

No começo de Novembro, iniciou-se um movimento para trazer o ReVamp para a América Latina, sendo criado pelos fãs perfis no myspace e facebook e criando uma petição num site para coisas do tipo, o Petitionline.com. Floor gostou tanto que agradeceu o movimento em português no seu Twitter:


   

Thank you for supporting me and ReVamp on twitter like this!!! Or should I say obrigada?:-)
   



Nota-se que mesmo sem lançar uma única música, Floor conseguiu fazer com que a banda já ganha-se notoriedade em certo espaço no meio metal, devido ao apoio de todos os músicos que ela conseguiu com o tempo. A banda só veio a mostrar um material mesmo em dezembro: pouco antes do natal, Floor postou no site oficial da banda um sample de uma das canções que já estão prontas, Head Up High.[3]

Dia 3 de Janeiro, Floor revelou o nome do baterista da banda: Koen Herfst, um holandês de 26 anos quew já trabalhou junto com Epica e After Forever. Nesse mesmo dia, Floor anunciou que as gravações do álbum já haviam começado e que ele seria lançado o mais tardar em Maio de 2010. No dia 6 desse mesmo mês, o baterista koen já revelou em seu Twitter que 11 faixas já estavam terminadas e que muito provavelmente o primeiro álbum do Revamp já estaria terminado antes de Janeiro, ainda que ele só vá ser lançado em Maio.

Dia 20 de Janeiro, foi postado no site oficial da banda a data do primeiro show do grupo: ele ocorrerá em Amersfoort - a segunda maior cidade da Holanda - dia 07 de Maio de 2010. No site, também há outras datas anunciadas de shows, a grande maioria deles ocorrerá na Holanda mesmo, nos meses de Maio e Junho. Floor também já confirmou a presença do Revamp no Metal Female Voices Festival, um festival que ocorre todos os anos na Belgica e só participam bandas de metal com vocais femininos. A banda fará dois shows, nos dias 23 e 24 de outubro.”).[3]

A banda é formada por Floor Jansen como vocalista, Waldemar Sorychta como guitarrista e produtor geral, Joost van den Broek como tecladista e Koen Herfst como baterista.
Perfil
Voz (tessitura e interpretação vocais)

Uma das marcas registradas de Floor Jansen, no que se refere à interpretação musical, são seus agudos. Sua voz, cuja tessitura é de sopano lírico-leggero (timbre feminino intermediário entre o leggero e o lírico) (embora alguns críticos musicais, erradamente, já a tenham classificado como mezzo-soprano), somada à técnica adquirida ao longo dos anos e anos de estudo, permite-lhe alcançar registros bem altos no que concerne à altura das notas. Além disso, se, por um lado, os registros centrais são mais suaves e arredondados, por outro, seus agudos são brilhantes e de forte intensidade.

Ademais, quanto à sustentação das notas musicais, Floor Jansen tem, outrossim, uma educada técnica vocal de "appoggio" (ou "apoio", em português) – relativa ao equilíbrio entre o controle da respiração e a ressonância da voz. Nesse sentido, por exemplo, na canção "Monolith of Doubt" (segunda faixa do segundo álbum de estúdio do After Forever, "Decipher", de 2001), peça musical de compasso quaternário simplesandamento "vivace" (mais especificamente a 160 b.p.m.), a cantora sustenta um Bb5 (si bemol na quinta oitava) com valor de 5 semibreves e meia (cerca de 10 segundos de duração), do 98° compasso ao segundo tempo do 104° compasso. (4/4) e de

Enfim, sua voz é bastante versátil, variando com naturalidade entre as empostações lírica e popular.

Aliás, nos dois primeiros álbuns de estúdio do After Forever (a saber: "Prison of Desire" e "Decipher", respectivamente de 2000 e 2001), Floor Jansen colocava sua voz valendo-se máxime da técnica vocal do canto lírico, ainda que eventualmente cantasse algumas passagens vocais de sorte mais popular, é dizer, com maiores naturalidade, brandura e simplicidade. Não obstante, a partir de "Exordium" (EP de 2003), progressiva e paulatinamente, a cantora, ao mesmo tempo em que conservasse a empostação lírica (mormente na interpretação vocal dos estribilhos), principiou-se, em detrimento da suavidade de outrora, por rasgar, ainda que de leve, um tanto mais a voz (neste caso, nos versos musicais, ou melhor, nos excertos não relativos ao refrão), explorando melhormente as diversas sortes de empostação e interpretações vocais, bem como agregando maior agressividade às linhas melódicas escritas para a voz feminina solista e, por extensão, às próprias canções.

Não obstante, Floor Jansen, na interpretação das peças musicais do After Forever, não explorava a totalidade de seus registros vocais.
Compositora, arranjadora e orquestradora

Além de intérprete cantora e instrumentista, Floor Jansen também é compositora, arranjadora e orquestradora, já tendo assinado a partitura de dezenas de peças musicais originais, lançadas, no caso das já publicadas, junto à discografia do After Forever.

Nos dois primeiros álbuns de estúdio do After Forever - Prison of Desire e Decipher, respectivamente de 2000 e 2001 -, foi co-autora de praticamente todas as peças musicais publicadas até então, em parceria com Mark Jansen, mormente no que concerne às linhas melódicas vocais; não obstante, quando da saída do músico, em 2002, e a partir do terceiro álbum - o EP "Exordium", de 2003 -, ela se tornou a compositora oficial de todas as músicas da banda.
Letrista

Além de musicista compositora e intérprete, Floor Jansen também é letrista, já tendo assinado, como autora ou co-autora, a letra de dezenas de peças musicais originais, lançadas, no caso das já publicadas, junto à discografia do After Forever.

Nos dois primeiros álbuns de estúdio do After Forever - Prison of Desire e Decipher, respectivamente de 2000 e 2001 -, foi co-autora de praticamente todas as letras das músicas de ambos, em parceria com Mark Jansen; não obstante, quando da saída do músico, em 2002, e a partir do terceiro álbum - o EP "Exordium", de 2003 -, ela se tornou a letrista oficial de todas as músicas da banda.

Seus textos, no que concerne ao idioma, são escritos geralmente em inglês, ainda que eventualmente em latimaberturas), escritos em linguagem culta, conquanto acessível. Adotando estilisticamente, quanto ao posicionamento, um tom mais sério, sóbrio e digno, tratam, no que se refere ao conteúdo e à temática, de temas contemporâneos, relativos ao homem moderno e à sociedade atual, a saber, por exemplo: filosofia existencialista, ética, paz, mazelas sociais, o papel da mulher na sociedade, relações humanas, etc. Não obstante, expressam, de forma nítida, uma defesa incondicional dos valores morais universais. (aqui, no caso das

Como exemplo, é possível citar duas de suas letras, contidas no álbum Decipher, a saber: "Forlorn Hope" e "My Pledge of Allegiance", assinadas em parceria com Mark Jansen. A primeira, assuntando os conflitos entre judeus e palestinos no Oriente Médio, trata-se de um grande apelo de paz, inclusive citando parte de um discurso histórico do ex-primeiro-ministro de Israel Yitzhak Rabin, assassinado em 1995 por um judeu ortodoxo. Quanto à segunda, usando, como motivo literário, a figura de uma mulher muçulmana oprimida pela figura do marido (que, por sua vez, simboliza a sociedade patriarcal e machista em que vive), trata do papel da própria mulher na sociedade moderna e em nossos tempos.

Ademais, Floor Jansen criou o conceito e assinou todo o texto lírico do terceiro álbum de estúdio do After Forever, Invisible Circles (álbum conceitual lançado em 2004 e em cujo track-list há exatas 12 faixas, tratando das relações interpessoais entre pais e filhos na sociedade familiar).

Enfim, a relação entre o texto e os recursos musicológicos trata-se de uma preocupação nítida nas criações de Floor Jansen.
Vida pessoal e curiosidades

Malgrado o mesmo sobrenome, Floor Jansen e Mark Jansen não são irmãos, sequer parentes, definitivamente (sendo, o sobrenome "Jansen", sobremaneira comum nos Países Baixos).

Floor Jansen tem uma irmã caçula, chamada Irene Jansen, também cantora, ex-vocalista da extinta banda Karma e em cuja biografia profissional constam participações, como cantora convidada, em dois projetos do compositor e multi-instrumentista neerlandês Arjen Anthony Lucassen, a saber: o álbum The Human Equation, do projeto Ayreon, onde interpreta "Passion"; e o projeto Star One (aqui, ao lado de Floor). Irene também foi convidada a participar da banda de metal Nightmare.

Floor Jansen foi namorada do compositor, cantor e instrumentista holandês Sander Gommans, seu antigo parceiro de banda, um dos fundadores, compositores, vocalistas extremos e guitarristas do After Forever. Os dois começaram a se relacionar pouco antes das gravações de Prison of Desire, mas o relacionamento amoroso chegou ao fim em 2007. Carinhosamente, ela o chamava de "Popje", e ele a chamava de "Poppedijn".

É amiga pessoal da cantora lírica e instrumentista Simone Simons (conterrânea sua, vocalista da banda neerlandesa Epica), além de manter um relacionamento bastante amistoso com outras musicistas de metal sinfônico internacionais, a saber, por exemplo, a compositora, cantora lírica, multi-instrumentista e professora de canto lírico finlandesa Tarja Turunen (ex-vocalista da banda de metal sinfônico finlandesa Nightwish, hoje em carreira solo) e a cantora lírica e professora de canto lírico norueguesa Vibeke Stene (ex-vocalista da banda de metal sinfônico norueguesa Tristania, atualmente se dedicando ao ensino em música). Os laços de amizade com o compositor, arranjador, orquestrador, cantor e instrumentista Mark Jansen (fundador e ex-integrante do After Forever, também fundador do Épica, onde trabalha como compositor, arranjador, orquestrador, vocalista extremo e guitarrista) também perduram até hoje - uma vez que este último deixou sua primeira banda de sorte o mais possível amigável, por razões estritamente profissionais, em nada pessoais (de tal sorte que, em 26 de Dezembro de 2007, Floor Jansen e Mark Jansen, ao lado também de Simone Simons, subiram juntos ao mesmo palco e interpretaram a canção "Beyond Me").

Floor tem 1,84 m de altura (sendo considerada uma mulher alta, mesmo para os padrões holandeses). Não obstante, em seus concertos, sempre usa salto-alto, o que eleva ainda mais a sua estatura.

Quanto a seus hobbies, Floor, durante o tempo livre, costuma dedicar-se à prática da equitação.

Floor, há tempos, mudou-se de sua cidade-natal, Goirle, estabelecendo residência, hoje em dia, na província neerlandesa de Limburgo, geograficamente localizada no sudeste dos Países Baixos e cuja capital é Maastricht (não confundir seja com a província homônima belga, seja com a cidade alemã de Limburg an der Lahn). A região tem posição estratégica no mapa, na medida em que, limitando-se, a sul e parte do oeste, com a Bélgica e, a leste, com a Alemanha, reduz significativamente as despesas logísticas relativas ao transporte pela artista, que, de sorte regular, leciona em ambos os dois países vizinhos e excursiona em turnêsEuropa Ocidental. outrossim pela

Atualmente, Floor Jansen continua se dedicando a suas aulas de canto, bem como ensinando a si própria, além de tomando conta de suas responsabilidades.
Discografia
After Forever

    * Ephemeral (Demo) (1999)
    * Wings of Illusion (Demo) (1999)
    * Prison of Desire (2000)
    * Follow in the Cry/Silence from Afar (Single) (2000)
    * Decipher (2001)
    * Emphasis/Who Wants to Live Forever (Single) (2002)
    * Monolith of Doubt (Single) (2002)
    * Exordium (EP) (2003)
    * My Choice/The Evil That Men Do (Single) (2003)
    * Invisible Circles (2004)
    * Digital Deceit (Single) (2004)
    * Remagine (2005)
    * Being Everyone (Single) (2005)
    * Two Sides/Boundaries Are Open (Single) (2006)
    * Mea Culpa (Coletânea) (2006)
    * After Forever (2007)
    * Energize Me (Single) (2007)
    * Equally Destructive (DVD-Single) (2007)

Participações especiais em outros projetos
[Ayreon

    * Ayreon - Universal Migrator Part 1: The Dream Sequencer (2000)
    * Ayreon - 01011001 (2008)
    * Ayreon - Elected (EP) (2008)

Star One

    * Star One - Space Metal (2002)
    * Star One - Live on Earth (Ao Vivo) (2003)

Doro Pesch

    * Celebrate: The Night of the Warlock (2008)

Participações ao vivo

    * Delain: Floor cantou A Day For Ghosts junto com a vocalista Charlotte Wessels num show realizado em Zwolle, dia 31 de Outubro de 2009.
    * Epica: Floor cantou Follow In The Cry junto com a vocalista Simone Simons no Metal Felame Voices Festival 2009.

2 comentários:

  1. Olá ...

    Conheci a cantora no Youtube ... realmente fantástica ...

    bom gosto menino!

    ResponderExcluir
  2. O que poucos sabem é que na época do After Forever,e até bem antes disso,quem era a preparadora vocal,treinadora,professora enfim...quem cuidava da voz de Floor era Amanda Sommerville,que também já trabalhou com a Simone no Épica.
    Não estou desmerecendo a Floor,acho ela uma ótima cantora,adoro a voz dela,mas basicamente o que a Floor sabe fazer com a voz,foi a Amanda que passou pra ela.

    ResponderExcluir