domingo, 20 de março de 2011

Cruz Invertida (SIMBOLOGIA PART. 10)


Finalizando a serie de matérias sobre símbolos usados por góticos das mais diversas ramificações, trago a vocês o ultimo símbolo:


A Cruz Invertida é a Cruz de São Pedro:

 “A origem deste símbolo origina da tradição Católica que diz que São Pedro foi crucificado de cabeça para baixo, pois sentiu que não era digno de ser crucificado da mesma maneira que Cristo (com os pés para baixo). É frequentemente usada com duas chaves, simbolizando as chaves do Céu.

O teólogo de Alexandria; Orígenes foi o primeiro a relatar que São Pedro foi crucificado de cabeça para baixo, a pedido do próprio, antevendo maior sofrimento. Alguns Católicos usam esta cruz como símbolo da humildade e demérito comparado com Cristo.”

Porém um satanista e bruxo do século XX, muito famoso, Aleister Crowley "acreditava que esta cruz era símbolo de Graça invertida, ou afastamento da graça de Cristo. Consequentemente, este símbolo tornou-se bastante popular entre os artistas de black metal e suas variações e também death metal e suas variações." Portanto foi Crowley quem usou a cruz invertida com propósitos Satanistas.

Os evangélicos hoje e os músicos de Heavy Metal divulgam o conceito da cruz invertida como símbolo satanista, mas a Igreja Católica a vê como a Cruz de São Pedro.

Imaginário satânico e anticristão
O símbolo foi associado às atitudes satânicas e anti-religiosas a partir do imaginário de que, invertida, a cruz latina representaria o oposto da cristandade. Como resultado, a cruz de São Pedro acabou tornando-se popular entre grupos anti-religião e músicos de metal extremo, notavelmente aqueles ligados ao black metal e death metal.
Tal significado acabou difundido na cultura popular, especialmente em filmes de Hollywood como Rosemary's Baby, The Exorcism of Emily Rose e The Omen, onde o símbolo é frequentemente mostrado quando a intenção é representar Satã.

4 comentários:

  1. Ola Tiago!

    Obrg pela visita, a Honra sera toda minha

    Adorei se blog <3




    PERFEITA MALDIÇAO


    O som do vento era perfeito
    A chuva era perfeita
    O sol era perfeito
    Minha mente era perfeita
    Não fosse a maldição
    Andar na rua era perfeito
    Meu riso era perfeito
    A noite era perfeita
    Os olhares eram perfeitos
    Não fosse a maldição
    O dia poderia ser perfeito
    Os sons eram perfeitos
    A terra era perfeita
    Se não fosse a maldita maldição
    A mentira é perfeita
    A verdade imperfeição
    A tristeza é perfeita
    Alegria imperfeição
    E a infame maldição
    Querer era perfeito
    Nunca ter, imperfeição
    Maldição
    Humano é o maldito
    Gente, maldição
    Se eu fosse formiga Perfeição
    Eu sou humana Maldição..

    BJ ETERNOS.....

    DARLENE ALVES...(",)

    ResponderExcluir
  2. Olá, caríssimo
    Agradeço a visita e espero ver-te mais vezes pelo meu blog...
    Aliás, meus parabéns pelo teu, cheio de conteúdo interessante em demasia.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  3. Olá, gostei muito dessa matéria, e gostaria de pedir permissão para posta-la em meu blog. caso queira algum contado deixo aqui meu email: giselle.silva29@gmail.com
    Obrigado ^^

    ResponderExcluir
  4. Foi muito bom tirar essa dúvida a respeito da cruz invertida, se as pessoas se interessasem em se informar melhor, haveria menor divergência religiosa e mais amor ao próximo.

    ResponderExcluir