sexta-feira, 15 de abril de 2011

Entrevista exclusiva com a banda de gothic rock/metal NEMPTY

Oficial site: http://www.myspace.com/nempty 


Download autorizado pela banda album Pandora: http://www.megaupload.com/?d=XHPJPSEF 

Salve leitores, hoje trago para vocês uma entrevista exclusiva com a banda Paulista (Santos - SP, Brasil) de gothic rock/metal NEMPYT, falando de maneira geral sobre a banda, e sobre a cena underground Brasileira, leiam e vejam, o quanto estes artistas possuem em sentido cultural e musical, apresento a vocês esta otima banda, e recomendo a todos os ouvintes da boa musica.

1- Um pergunta inicial bem sujestiva, qual nome de estilo musical vocês dariam a banda pela visão dos integrantes da banda?
Marcelocaty - Eu diria que é um fusion de estilos, com influências dark, gótico e metal.
Scheel - Um rótulo específico é difícil definir. Particularmente, eu diria Dark Rock pelas letras obscuras. Mas aceitamos todos, já que um rótulo não muda a arte.

2- Entrando neste assunto, quais os estilos, e bandas apreciados por cada componente da banda?
Marcelocty - Músicas elaboradas e letras bem contruídas, chamam a minha atenção, independente de estilos.
Scheel - Gosto de muitos estilos dentro do rock. A qualidade artística é fundamental. Gosto de bandas que geralmente não chegam aqui por embargo da nossa mídia. Posso citar Zeromancer, The Birthday Massacre, London After Midnight e também as clássicas como Nine Inch Nails, Placebo, The Sisters of Mercy, The Cure, etc. São tantas que nem caberiam aqui.
Carlos - Bandas clássicas como AC/DC, Deep Purple, Zeppelin, Black Sabbath, são alguns exemplos das minhas bandas favoritas.

3-Qual a opinião da banda sobre o cenário undergound brasileiro em meio a este crescimento que a mídia exerce sobre estilos simplificados e pobres musicalmente?
Marcelocaty - O cenário underground brasileiro está em coma. O underground sobrevive essencialmente do público alternativo que muitas vezes não comparece aos shows ou eventos alternativos. Isso inviabiliza todo o evento já que a demanda de público é o que mantém o evento ativo, sem um bom público pagante o evento não faz sentido financeiramente falando.
Scheel - E se voce gosta de um determinado evento e não deseja que ele acabe, participe sempre que puder. E sobre o que a mídia nos impõe, é válido dizer que eles estão vendendo para uma massa grande de pessoas alienadas, esse é o jogo do sistema. As pessoas, principalmente os undergrounds, tem que buscar o que gostam na internet. Pesquisem novas bandas que sugem lá fora e também aqui, porque essas bandas são barradas pela nossa mídia hyper-capitalista.
Marcelocaty - Só a união de todas as tribos, pode salvar o underground no Brasil e "consumir" produtos de bandas nacionais como CDs, camisetas, shows, no qual vai fortificar a cena nacional, fazendo bandas e manager de eventos investir cada vez mais. A mídia investe em seguimentos que tem retorno rápido, infelizmente músicas de puro entretenimento e o que dá retorno no Brasil.

4- A banda tem um compositor principal entre os membros?
Scheel - A interactividade entre membros ajudou muito no processo criativo de composição, que não foi nada fácil. A falta de estrutura torna tudo muito mais árduo e complicado. Vencer uma batalha dessas é ter vencido cem batalhas.

5- A escolha pelo tema do álbum da banda foi algo estudado entre todos?
Scheel - Antes de compor o álbum, percebemos que nossos materiais tinham muito haver com a forma como enchergamos o mundo hoje. O conceito já estava amadurecido em nossas cabeças. A lenda da caixa de pandora simplesmente foi perfeita pra conectar esses elementos, pois falamos dos males que afetam o homem no sentido humanista. O homem sendo seu próprio predador.
Marcelocaty - Por isso todas as músicas do álbum abordam temas que aflige o homem em sua fragilidade.

6- No cenário Brasileiro temos poucas bandas com um vocal masculino em tonância grave, lembrando bandas oitentistas de gothic,  e letras em português, o que acho louvável, isto ajuda a banda como diferencial?
Scheel - Sim e não. Letras em português nos ajudam a expressar um conteúdo que foi minunciosamente desenvolvido para cada música. Letra e música tem fortes correspondências no nosso álbum, elas se complementam. Não é algo fácil de se fazer. Mas para nós é importante que seja assim, passar um contúdo artístico bem elaborado através das músicas. Quanto ao vocal grave, acho que é bem válido para o estilo, mas não foi premeditado, aconteceu naturalmente.

7- As gravações e apresentações ao vivo, são acompanhadas de musicos convidados?
Marcelocaty - As gravações do álbum foram feitas pela banda. E por enquanto, nos eventos, só os membros da banda. Marcelocaty , Scheel e Carlos Canhoto.

8- Nestes anos a banda obteve divulgação em outros estados brasileiros ? Ocorreram apresentações da banda fora de SP ( estado de São Paulo )?
Marcelocaty - Divulgaçao sim, mas fazer shows em outros estados por enquanto é complicado pelo alto custo.

9- A primeiro show da banda vocês ainda recordam? E qual seria o melhor até agora para vocês?
Marcelocaty - O Nempty é um projeto novo. Tocamos em eventos em conjunto com outras bandas undergrounds. Para nós, é mais importante superar o show anterior e suas dificuldades, como a falta de estrutura dos eventos e a falta de demanda de público pagantes.

10- Os projetos da banda novo álbum, shows, enfim, o que me contam?
Marcelocaty - Queremos continuar divulgando o nosso show pandora. O cd foi lançado em 2010 e pretendemos divulgá-lo em 2011 a 2012, e quem sabe, ter um novo matérial em 2013.

11-Finalizando, um recado para os fãs, e apreciadores do estilo gótico, dark, enfim, para os seres iluminados das sombras que curtem a banda e para os que virão a seguir!
Scheel - O que forma os indivíduos é o ambiente onde vivem e também a educação que recebem. Nosso país está muito mal nesse sentido, fraco, massa alienada pra serem melhores consumidores. A mídia explora isso lucrativamente. Então, acho pouco provável alguma mudança pela frente. Mas nós temos que continuar lutando contra esse tipo de ignorância.Temos que buscar as informações, entender o mundo e o que o corporativismo da mídia faz por aqui. Se voce não gosta do que toca no rádio e das modas "musicais" de cada verão, tem que buscar descobrir o "por que" disso. A verdade dói, e não vai ser uma descoberta agradável, mas sim libertadora. Temos que buscar os espaços que nos é de direito, mas um público underground consciente tem que se formar e fornecer a estrutura nescessária para as bandas, participando dos eventos, comprando CDs e outras coisas das bandas undergrounds que gostarem, a fim de dar a elas sustentação. Só assim teremos um underground viável financeiramente. Caso contrário, continuaremos só com as modinhas da mídia, e fantasiados no país do carnaval. Cada um tem de cumprir o seu papel.
Marcelocaty - Não seja vazio! Obrigado aos que nos prestigiam e nos apoiam. Voces nos mantem na ativa. Agradecemos pelo seu interesse e por ter aberto espaço para nós aqui no Goticus Eternus. Esse tipo de apoio contribui e muito com o underground.





5 comentários:

  1. Adorei!

    Não conhecia essa banda...

    Lindo fds pra vc...

    Bjinhosssssss

    ResponderExcluir
  2. gostei da banda, *---* \o grande qualidade :3

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Grato pela visita bela milady Nátaly, convido-te para ser uma seguidora do blog e curtir a pagina no facebook, caso ainda não tenha conferido www.facebook.com/goticuseternus

      Att: Tiago Dotto

      Excluir