sábado, 27 de novembro de 2010

Misere Mortem - Mortemia

Novo projeto do Morten Veland 
cérebro por trás da melhor fase da carreira do Tristania – e também do Sirenia -, o Mortemia chega ao mercado com "Misere Mortem", seu primeiro disco. Composto, arranjado, produzido e totalmente tocado por Veland, o álbum é um trabalho carregado de elementos góticos, denso e soturno, um disco diferente e, provavelmente, único naquilo que se propõe.
Faixas:
1 The One I Once Was
2 The Pain Infernal and the Fall Eternal
3 The Eye of the Storm
4 The Malice of Life's Cruel Ways
5 The Wheel of Fire
6 The Chains That Wield My Mind
7 The New Desire
8 The Vile Bringer of Self Destructive Thoughts
9 The Candle at the Tunnel's End

O álbum pode ser dividido em duas partes distintas. As primeiras quatro faixas são mais elaboradas e gradiloquentes, e nelas a guitarra divide o protagonismo com o teclado, sem perder uma única grama de peso.
“The One I Once Was” abre o disco com orquestrações e coros gregorianos, e soa como se monges beneditinos resolvessem cantar heavy metal. Os vocais guturais de Morten se contrapõe a esses mesmos coros em “The Pain Infernal and the Fall Eternal”, enquanto “The Eye of the Storm”,
a melhor do álbum, lembra bastante o Dimmu Borgir  dos trabalhos mais recentes e conta com ótimos vocais e bons solos de guitarra.
A partir da quinta faixa o disco fica mais direto, com composições ligeiramente mais simples que as anteriores. “The Wheel of Fire” é a mais agressiva do álbum, enquanto “The Chains That Wield My Mind” possui solos e melodias de guitarra muito interessantes. As composições vão nessa linha, inserindo inclusive tímidas características de metal tradicional em algumas passagens. O trabalho encerra com “The Candle at the Tunnel´s End”, com vocais pertubardores e cheios de efeito.
Uma curiosidade: assim com "In Sorte Diaboli", lançado pelo Dimmu Borgir em 2007, todas as faixas de "Misere Mortem" começam com “the”.
"Misere Mortem" é um bom disco, um CD muito interessante repleto de composições que esbanjam bom gosto, uma obra bastante pessoal de um dos mais influentes músicos e compositores do metal contemporâneo.
Se você acha que a união do heavy metal com o gótico não funciona sem a presença de vocais femininos, ouça e reveja seus conceitos.

4 comentários:

  1. Simplesmente incrível...que som mais vibrante!!!
    Sensacional...Show!!!
    Heavy metal com o gótico combina sim...um tempero essencial...claro que com vocais femininos...não pode faltar!!!
    Beijão guri

    ResponderExcluir
  2. Oi Tiago!
    Como sempre vc sempre dá ótimas dicas de músicas!
    Gostei principalmente do coro, muito maneiro!
    Também adorei a capa do cd!

    bjuuus!

    ResponderExcluir
  3. Eu Gosto desse som ele e muito foda!

    ResponderExcluir
  4. Fazia tempo que ñ ouvia um album tantas vezes. O Morten me supreendeu o cara é mesmo um tremendo arranjador. Os corais por exemplo, ficaram quase tão legais quanto o do Therion e todas as musicas possuem otimos refrões.
    Quem curte metal bem feito vai virar fã.

    gersioaleixo@gmail.com

    ResponderExcluir