quinta-feira, 13 de maio de 2010

Katra - "Beast Within"



Considerada a mais nova revelação do metal gótico finlandês, a KATRA finalmente, lança o seu segundo álbum aqui no Brasil. “Beast Within”, o primeiro registro do grupo com letras em inglês, contou com a produção de Risto Aisikamen (STRATOVARIUS) e está disponível no mercado nacional via Hellion Records.
Desde 2006 na ativa e em torno da vocalista Katra Solupuro, o sucesso da KATRA só veio no ano seguinte, quando o grupo lançou o seu primeiro álbum, auto-intitulado. Com letras exclusivamente em finlandês e uma repercussão excelente no seu país, o disco chamou a atenção da gravadora Napalm Records/SPV, que contratou a banda. Depois de um sólido reconhecimento na Finlândia, a KATRA e a sua gravadora sentiram a necessidade de conquistar o seu espaço no resto da Europa – e por que não – no restante do mundo.
Com quase cinquenta minutos de duração, “Beast Within” apresenta doze composições diretas, com letras em inglês e sem grandes orquestrações. Embora lembre ícones do estilo como Nightwish e WITHIN TEMPTATION, o novo grupo finlandês não realiza um trabalho essencialmente sinfônico. O que há, ao longo do registro, são intercalações entre momentos pesados (puramente heavy metal) e outros mais cadenciados (que se aproximam do limite com o pop), sem nunca – é importante dizer – fazer feio. Em minha opinião, o maior “porém” no trabalho do KATRA é não trazer nenhuma referência nova para o estilo, atualmente tão saturado de ideias repetitivas. De uma forma evidente, as composições de “Beast Within” possuem raízes e semelhanças fortes com as referências citadas anteriormente.
“Grail of Sahara” – música que abre “Beast Within” – lembra bastante os discos mais recentes do Nightwish. A fórmula da composição, com pequenos arranjos eruditos no teclado, andamento mais arrastado e refrão com o peso e rapidez em evidência, se repete ao longo de todo o álbum. Essa característica, a meu ver, deixa claro que ainda falta para a KATRA desenvolver a criatividade para compor músicas com maior inspiração. No entanto, “Forbidden Bride”, “Mystery” – e as ótimas baladas “Promise Me Everything” e “Scars in My Heart” – comprova que há uma banda instrumentalmente coesa.
O melhor momento do álbum fica por conta de “Fade to Gray”, a composição mais pesada do material. Nessa faixa, a banda conseguiu encaixar muitíssimo bem linhas interessantes de teclado. Da mesma forma, “Flow” merece igualmente outra referência de destaque. Com essa música, a KATRA uniu melhor, se comparada com as demais faixas de “Beast Within”, o peso das guitarras com a voz suave de Katra Solupuro. “Storm Rider”, muito pesada e de qualidade, contrasta com a atmosférica “Kuunpoika” – a única cantada em finlandês – que fecha o disco.
Embora tenha qualidades visíveis e um time de bons músicos, atualmente com Kristian Kangasniemi (guitarra), Teemu Matasjarvi (guitarra), Johannes Tolonen (baixo) e Matti Auerkallio (bateria), a KATRA não passará pelo teste do tempo e deverá cair em esquecimento. “Beast Within” é capaz de empolgar pouco o público que conferir, pela primeira vez, o trabalho da banda finlandesa. Naturalmente, é de se esperar que o grupo, com menos de cinco anos de experiência, cresça na estrada e possa mostrar, no futuro, um material mais rico e diversificado dentro do metal gótico sinfônico.
Site oficial: http://www.katra.fi/www/

Nenhum comentário:

Postar um comentário