sábado, 22 de janeiro de 2011

Dalriada: novo clip oficial, conceituada banda de folk metal (biografia)

 site oficial: http://www.dalriada.hu/
A AFM Records disponibilizou o novo videoclipe da banda de folk metal DALRIADA, gravado para a faixa "Hajdútánc", que faz parte de "Ígéret", o terceiro álbum do grupo. O álbum será lançado no mês que vem. Confira ao vídeo abaixo.

Dalriada, Dal Riada o Dál Riata foi o reino da tribo dos escotos existente no norte da Irlanda e na costa oeste da Escócia desde o fim do século V até meados do século IX . O último rei de Dalriada, Kenneth MacAlpin conseguiu unificar seu reino com o dos vizinhos pictos dando lugar ao reino que seria conhecido a partir de então como Alba ou Escócia.
 Dalriada é uma banda de folk metal de Sopron, Hungria. A banda foi fundada em 1998, mas mas a formação atual tornou-se ativa em fevereiro de 2003. O nome da banda também foi escolhido nessa época. A banda se chamava Echo of Dalriada até 2007. Pode se classificar o estilo da banda como épic-folk-metal com outros elementos musicais (música folclórica húngara, música renascentista).
Depois de alguns shows na região em dezembro de 2003, a faixa gravada para a primeira demo "Walesi Bárdok" (The Bards of Wales), que é a capa da famosa balada de János Arany, obteve opiniões positivas e vieram novos convites para shows.
No ano seguinte, a banda tinha shows em cidades como Tatabánya, Agárd, Röjtökmuzsaj, Sopronkövesd, Szombathely e tocaram várias vezes em Sopron e Budapeste, no Volt-festival e no Petofi Csarnok. Tocaram com bandas como Moby Dick, Ossian, Pokolgép, Senhor, Beatrice. "Walesi Bárdok" era tocada em rádios regionais e rádios pela Internet. A banda foi indicada pelo site Diaksziget para "Banda do Mês" em agosto de 2004.
Uma canção é sobre a compilação do Usound, empresa discográfica. Em novembro de 2004 a banda disponibilizou o seu primeiro álbum, "Storm", que foi produzido pela Hammer Music Production. Em dezembro do mesmo ano, o canal de televisão húngaro DUNA TV, transmitiu uma entrevista com a banda.
Em 2005 a banda tinha mais shows na Hungria, tocaram no Festival Sziget, tocaram também na Transilvânia e na Áustria. A banda começou a trabalhar no seu segundo álbum, "Jégbontó / Icecrusher", que foi lançada em fevereiro de 2006. Tendo uma ótima repercussão na Hungria, foi o 53º álbum mais vendido no mês após o lançamento.
Em 2008, já com o nome "Dalriada", a banda lançou o seu quarto álbum, "Szelek", que foi um sucesso no seu país, alcançando a segunda posição nas paradas musicais húngaras.
Formação
  • Laura Binder (voz, flauta)
  • András Ficzek (voz, guitarra)
  • Mátyás Németh Szabó (guitarra)
  • Tadeusz Rieckmann (bateria)
  • György Varga (baixista).

2 comentários:

  1. Boa música!!!
    Suas dicas são muito essenciais!!!
    Agora me explica uma coisinha que negócio é esse de virus reais...rsrs?
    Já sei tem medo da gripe H5N1 e gripe suína....hehehe
    Acho que está bebendo bastante chá gelado...está delirando...hahaha!!!
    Beijão guri

    ResponderExcluir